Translate

terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Acordar, viver


Como acordar sem sofrimento?
Recomeçar sem horror?
O sono transportou-me
àquele reino onde não existe vida
e eu quedo inerte sem paixão.


Como repetir, dia seguinte após dia seguinte,
a fábula inconclusa,
suportar a semelhança das coisas ásperas
de amanhã com as coisas ásperas de hoje?


Como proteger-me das feridas
que rasga em mim o acontecimento,
qualquer acontecimento
que lembra a Terra e sua púrpura
demente?
E mais aquela ferida que me inflijo
a cada hora, algoz
do inocente que não sou?


Ninguém responde, a vida é pétrea.


Carlos Drummond de Andrade



2 comentários:

  1. Todo começo de Ano é assim gera um transtorno é uma ansiedade... Vamos fazer um acordo:
    "Eu fiz um acordo com o tempo...
    Nem ele me persegue, nem eu fujo dele...
    Qualquer dia a gente se encontra e,
    Dessa forma, vou vivendo
    Intensamente cada momento..."
    Mario Lago

    ResponderExcluir
  2. Olá Somaia.
    Lembrei -me de você:

    "Que voz vem no som das ondas
    que não é a voz do mar?
    E a voz de alguém que nos fala,
    mas que, se escutarmos, cala,
    por ter havido escutar.

    E só se, meio dormindo,
    sem saber de ouvir ouvimos
    que ela nos diz a esperança
    a que, como uma criança
    dormente, a dormir sorrimos.

    São ilhas afortunadas
    são terras sem ter lugar,
    onde o Rei mora esperando.
    Mas, se vamos despertando
    cala a voz, e há só o mar."
    Fernando Pessoa

    ResponderExcluir